Mundo

Presidente de Guiné demite 11 ministros

O comunicado da presidência não explicou a razão para a mudança, mas a medida aconteceu em meio ao aumento das tensões sobre as adiadas eleições parlamentares

Alpha Condé chegou ao poder em novembro ao vencer as primeiras eleições democráticas do país desde 1958 (Johanna Pyneeandee/AFP)

Alpha Condé chegou ao poder em novembro ao vencer as primeiras eleições democráticas do país desde 1958 (Johanna Pyneeandee/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 23h31.

Conacri - O presidente de Guiné, Alpha Conde, demitiu 11 de seus ministros de governo em uma remodelação surpresa anunciada na televisão estatal na noite desta sexta-feira.

O comunicado da presidência não explicou a razão para a mudança, mas a medida aconteceu em meio ao aumento das tensões sobre as adiadas eleições parlamentares.

Entre as principais mudanças está a nomeação do ex-primeiro-ministro e diplomata de carreira François Louceny Fall para o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Ainda, dois generais foram demitidos, removendo do governo os últimos vestígios da junta militar de 2008-2010 que tomou o poder após a morte do ditador Lansana Conte.

O presidente Conde foi eleito no fim de 2010 em uma eleição que encerrou o regime militar, mas que foi marcada por confrontos mortais e reclamações de fraude por parte da oposição.

Seu governo tem tentado organizar eleições legislativas, o último principal passo na transição para um governo civil e etapa importante para desbloquear milhões de dólares em ajuda. Mas o processo está atrasado devido a preocupações da oposição de que a autoridade eleitoral seja tendenciosa.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGuiné

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia