Mundo

Presidente de Cuba estreia no Twitter

Líder do país escolheu o dia em que os cubanos comemoram o 150º aniversário do "Grito de Yara", que lembra o início da guerra contra o colonialismo espanhol

Díaz-Canel Miguel: Nem Fidel Castro, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter (Alejandro Ernesto/Pool/Reuters)

Díaz-Canel Miguel: Nem Fidel Castro, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter (Alejandro Ernesto/Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 15h47.

O presidente de Cuba, Díaz-Canel Miguel, estreou nesta quarta-feira no Twitter com uma mensagem de continuidade, mas confirmando uma mudança de estilo em comparação com seus antecessores Fidel e Raúl Castro.

"Estamos em La Demajagua, o lugar que soma sentimentos patrióticos #SomosCuba e #SomosContinuidad", escreveu em seu primeiro tuite Díaz-Canel, de 58 anos, que assumiu o cargo em 19 de abril, sucedendo os irmãos Castro.

Nem Fidel, antes de sua morte em 2016, nem Raúl abriram contas oficiais no Twitter.

Para a sua estreia nesta rede social, o líder cubano escolheu o dia em que os cubanos comemoram o 150º aniversário do "Grito de Yara", que lembra o início da guerra de independência contra o colonialismo espanhol em 1868, na fazenda "La Demajagua"(sudeste).

Na mesma rede social, o ministério das Relações Exteriores de Cuba deu "boas-vindas à conta oficial no Twitter do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (...), no 150º aniversário das lutas pela independência".

Em sua biografia no Twitter, o presidente cubano se diz "comprometido com as ideias de Martí (o herói nacional José Martí) de Fidel e Raúl".

Sob seu governo, que considera a informatização da sociedade cubana uma prioridade, a comunicação presidencial ganhou nova vida no país.

De acordo com observadores, esta estratégia aproximar o líder cubano a uma população que ainda o conhece pouco, e que não desfruta da legitimidade de seus antecessores poderosos.

Acompanhe tudo sobre:Redes sociaisInternetTwitterCuba

Mais de Mundo

Lula diz que ligará novamente para Trump se as negociações não avançarem

Nova premiê do Japão quer 'zero residentes ilegais' com novo plano

Terremoto no Afeganistão deixa 27 mortos e quase mil feridos

Tufão nas Filipinas deixa ao menos três mortos e 12 desaparecidos