Mundo

Presidente das Filipinas volta a criticar EUA

Em maio, presidente fez uma "piada" sobre um estupro que ocorreu em 1989 e foi criticado pelo embaixador americano no país

Duterte: "em uma eleição em outro país você deve ter cuidado com a sua boca", disse presidente (Wu Hong/Pool/Reuters)

Duterte: "em uma eleição em outro país você deve ter cuidado com a sua boca", disse presidente (Wu Hong/Pool/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de outubro de 2016 às 20h34.

Manila, Filipinas - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, reacendeu suas críticas aos Estados Unidos nesta terça-feira, trazendo à tona antigos ressentimentos e jogando algumas novas reflexões sobre a influência americana no seu país e na sua região.

Em discurso no Aeroporto em Manila, conforme informações da CNN, o líder controverso novamente mirou no seu aliado internacional de longa data. O discurso ecoou comentários que ele fez há uma semana em Pequim, quando anunciou o fim da relação das Filipinas com os EUA.

Duterte afirmou que a briga começou na campanha presidencial, em maio deste ano. Na época, o presidente fez uma "piada" sobre um estupro que ocorreu em 1989, período em que era prefeito da cidade de Davao, e foi criticado pelo embaixador americano nas Filipinas, Philip Golberg.

"Eles começaram essa briga. Depois disseram que iam cortar a assistência, e eu disse: "não nos fazem como seus cães, como se eu fosse seu cachorro em uma coleira, que você joga um pão onde eu não possa pegar". E completou: "em uma eleição em outro país você deve ter cuidado com a sua boca", disse.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Filipinas

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"