Mundo

Presidente da Ucrânia substitui chefes de segurança

Viktor Yanukovich substituiu o chefe da contra-inteligência nacional e altos funcionários em duas regiões do descontente oeste do país

Um manifestante contrário ao governo fotografado durante um protesto, em Kiev (David Mdzinarishvili/Reuters)

Um manifestante contrário ao governo fotografado durante um protesto, em Kiev (David Mdzinarishvili/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 17h26.

Kiev - O presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, que está lutando para conter uma onda de protestos de rua contra o seu governo, substituiu o chefe da contra-inteligência nacional e altos funcionários em duas regiões do descontente oeste do país.

Em uma série de decretos emitidos nesta quarta-feira, ele promoveu Volodymyr Bik para chefiar o Departamento de Contra-Inteligência do Serviço de Segurança do Estado, substituindo Vasil Holyavitsky, além de demitir chefes locais do Serviço de Segurança do Estado nas regiões de Lviv e Volyn e o chefe da administração regional de Volyn.

Nenhuma explicação foi dada de imediato. O oeste da Ucrânia, na fronteira com a Polônia e outros países da União Europeia, é um reduto da oposição a Yanukovich, cuja base de poder está principalmente no leste industrial do país, onde o russo é a língua predominante.

Manifestações substanciais e ocupações de prédios públicos têm ocorrido desde novembro em Kiev e em outras cidades, especialmente no oeste. Os protestos começaram depois que o presidente rejeitou um acordo de livre comércio com a União Europeia e preferiu aceitar o apoio econômico da Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ProtestosProtestos no mundoseguranca-digitalUcrâniaViolência policial

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto