Mundo

Presidente da Turquia declara apoio a Nicolás Maduro

País se posiciona contra a autoproclamação de Juan Guaidó, que não reconhece o segundo mandato de Maduro, iniciado há duas semanas

Erdogan: presidente da Turquia expressou nesta quinta-feira seu apoio ao presidente da Venezuela (Manaure Quintero/Reuters)

Erdogan: presidente da Turquia expressou nesta quinta-feira seu apoio ao presidente da Venezuela (Manaure Quintero/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 09h31.

Última atualização em 24 de janeiro de 2019 às 09h33.

Ancara - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou nesta quinta-feira seu apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, depois que Juan Guadió, líder da Assembleia Nacional do país, se autoproclamou novo líder e foi reconhecido pelos Estados Unidos e outras várias nações.

Erdogan ligou para Maduro para expressar o apoio da Turquia. "Maduro, irmão! Te mantenha firme, estamos com você", segundo informou Ibrahim Kalin, porta-voz da Presidência turca, na rede social Twitter.

"A Turquia manterá os princípios contra a tentativa golpista sob a liderança do nosso presidente Erdogan", acrescentou Kalin, encerrando a mensagem com a hashtag #WeAreMADURO.

Ontem à noite, o próprio Maduro tinha informado sobre a ligação de Erdogan para expressar apoio.

O país se posiciona assim contra autoproclamação de Juan Guaidó, que não reconhece o segundo mandato de Maduro, iniciado há duas semanas.

Guaidó recebeu o apoio dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, Argentina e outros países sul-americanos.

A Turquia, que mandou o vice-presidente Fuat Oktay à posse em 10 de janeiro, alinha seu apoio a Maduro como "democraticamente eleito" com outros países como Rússia e México.

O país é um importante abastecedor de alimentos e outros bens para a Venezuela e, além disso, começou a refinar e certificar ouro venezuelano. Ambos países anunciaram no ano passado projetos de cooperação para a exploração de carvão e ouro.

Além disso, negociam investimentos turcos na indústria petrolífera da Venezuela, o país com maiores reservas petrolíferas do planeta. EFE

Acompanhe tudo sobre:Nicolás MaduroTurquiaVenezuela

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia