Mundo

Presidente da Itália pede "serenidade e respeito" após referendo

Segundo Mattarella, a afluência no referendo é "o testemunho de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de participação ativa"

Renzi e Mattarella: "A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior" (Tiziana Fabi/Pool/Reuters)

Renzi e Mattarella: "A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior" (Tiziana Fabi/Pool/Reuters)

E

EFE

Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 11h31.

Roma - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, pediu nesta segunda-feira "serenidade e respeito mútuo" após o resultado do referendo de domingo e o anúncio da renúncia do primeiro-ministro, Matteo Renzi.

Mattarella e Renzi se reuniram nesta manhã no Palácio do Quirinal e posteriormente o presidente italiano emitiu um comunicado no qual destaca que a alta afluência no referendo é "o testemunho de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de participação ativa".

O presidente pediu que "o clima político, mesmo com a dialética necessária, seja marcado pela serenidade e o respeito mútuo".

"A Itália é um grande país com muitas energias positivas em seu interior", disse Mattarelli.

"Temos que enfrentar compromissos e prazos os quais as instituições terão que garantir que respeitarão, garantindo respostas à altura dos problemas do momento", acrescentou o presidente.

Renzi, que anunciou sua renúncia após a derrota no referendo de reforma constitucional, indicou que depois do Conselho de Ministros de desta segunda-feira colocará seu cargo à disposição.

Acompanhe tudo sobre:GovernoItáliaPolítica

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país