Mundo

Presidente da Guiana visita EUA para falar sobre Venezuela

David Granger viajou para os EUA para conversar sobre a disputa fronteiriça entre seu país e a Venezuela pela região de Essequibo


	Washington D.C.: será a primeira visita oficial de Granger aos EUA desde que foi eleito
 (Wikimedia Commons)

Washington D.C.: será a primeira visita oficial de Granger aos EUA desde que foi eleito (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2015 às 16h35.

San Juan - O presidente da Guiana, David Granger, viajou nesta quarta-feira para Washington para conversar sobre a disputa fronteiriça entre seu país e a Venezuela pela região de Essequibo, durante a Conferência dos Estados Unidos sobre Defesa e Segurança do Hemisfério.

O ministro de Estado, Joe Harmon, confirmou a viagem em entrevista coletiva e detalhou que Granger se reunirá com representantes do Departamento de Estado dos EUA.

Esta será a primeira visita oficial de Granger aos EUA desde que foi eleito, em maio. Ele está acompanhado do chefe das Forças de Defesa da Guiana, Mark Phillips.

A disputa fronteiriça entre Venezuela e Guiana pelas águas do rio Essequibo, onde em maio a Exxon Mobil descobriu uma jazida de petróleo, dura mais de um século, e inclui também a reivindicação da soberania sobre este território de 160 mil quilômetros quadrados, muito rico em recursos naturais.

O litígio remonta à época em que a Guiana era colônia britânica, e está sob a mediação constante das Nações Unidas desde a assinatura do Acordo de Genebra em 1966 pelos dois países. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)Venezuela

Mais de Mundo

Bomba da Segunda Guerra força retirada de 20 mil pessoas na Alemanha

China encontra reserva de ouro 'monstruosa' de 1.400 toneladas

Trump corta tarifas de carne, café, tomate e banana nos EUA

EUA e Suíça fecham acordo para reduzir tarifas de importação