Mundo

Presidente da Grécia antecipa eleições para dissolver Parlamento

O presidente da Grécia aceitou o pedido do primeiro-ministro Alexis Tsipras e a nova eleição deve acontecer em 7 de julho

Grécia: Tsipras convocou a eleição antecipada quatro meses antes do fim de seu mandato (Costas Baltas/Reuters)

Grécia: Tsipras convocou a eleição antecipada quatro meses antes do fim de seu mandato (Costas Baltas/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de junho de 2019 às 16h23.

Atenas — O presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, aceitou um pedido do primeiro-ministro Alexis Tsipras para dissolver o Parlamento nesta segunda-feira, desencadeando formalmente uma eleição antecipada convocada por Tsipras para o próximo mês após o fracasso do governo na votação para o Parlamento Europeu.

Tsipras convocou a eleição antecipada quatro meses antes do fim de seu mandato, após o principal partido de oposição, o conservador Nova Democracia, vencer o partido governista Syriza, de esquerda, por 9,5 pontos na eleição para o Parlamento Europeu no mês passado.

O pedido de Tsipras e a aprovação do presidente foram considerados formalidades. Estima-se que Pavlopoulos agora promulgue um decreto que convoque a nova eleição e dissolva o Parlamento.

O governo informou que deseja promover a nova eleição em 7 de julho. Tsipras havia dito que isso irá evitar um prolongado período pré-eleitoral antes do final de seu mandato em outubro, o que poderia prejudicar o progresso econômico alcançado nos últimos anos.

Tsipras, de 44 anos, despontou no cenário político grego há seis anos, prometendo combater a austeridade prescrita pelos credores da Grécia em troca de resgates financeiros após anos de crise econômica.

Seu partido, o Syriza, foi forçado a recuar e aceitar outro empréstimo logo após a eleição de Tsipras em 2015 ou arriscar que a Grécia fosse expulsa da zona do euro.

O país emergiu de programas de ajustes econômicos em 2018 depois de receber mais de 280 bilhões de euros em três empréstimos distintos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGrécia

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20