Mundo

Presidente da Exxon Mobil será secretário de Estado de Trump

Presidente eleito dos Estados Unidos escolheu Rex Tillerson, presidente da Exxon Mobil, para o cargo de secretário de Estado

Rex Tillerson, da Exxon: indicação tem potencial para levantar questionamentos sobre conflitos de interesse (Michael Fiala/Reuters)

Rex Tillerson, da Exxon: indicação tem potencial para levantar questionamentos sobre conflitos de interesse (Michael Fiala/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de dezembro de 2016 às 06h53.

Última atualização em 13 de dezembro de 2016 às 06h55.

Houston - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o presidente da Exxon Mobil, Rex Tillerson, para o cargo de secretário de Estado, segundo um membro da equipe de transição de governo. O anúncio oficial será feito na manhã desta terça-feira.

Tillerson tem 64 anos e é o principal executivo da petroleira desde 2006. Em 2011, ele fechou um acordo para a área de energia com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estimado em US$ 500 bilhões.

O americano, que já se posicionou publicamente contra a imposição de sanções à Rússia, foi posteriormente condecorado por Putin.

A indicação tem potencial para levantar questionamentos sobre conflitos de interesse, já que a Exxon tem operações em mais de 50 países e um poder de negociação comparável a um estado soberano.

O futuro secretário de Estado nasceu no Texas e trabalha na Exxon Mobil desde 1975. Ele tinha a aposentadoria programada para o ano que vem.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Exxon

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos