Mundo

Presidente da Coreia do Sul alerta para colapso do Norte

Em mensagem ao parlamento, Park defendeu o fim do complexo industrial e afirmou que seu país irá tomar medidas "mais fortes e efetivas"


	Park Geun-hye: Park utilizou palavras fortes, afirmando que a Coreia do Norte vive sobre "um regime de terror extremo", entre outras duras críticas
 (YONHAP / AFP)

Park Geun-hye: Park utilizou palavras fortes, afirmando que a Coreia do Norte vive sobre "um regime de terror extremo", entre outras duras críticas (YONHAP / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 13h45.

Seul - A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, afirmou hoje que seu vizinho no norte pode entrar em colapso caso continue com seu programa nuclear.

Em mensagem ao parlamento, Park defendeu o fim do complexo industrial mantido em conjunto com a Coreia do Norte, e afirmou que seu país irá tomar medidas "mais fortes e efetivas" para fazer Pyongyang compreender que suas ambições nucleares devem apenas acelerar um "colapso do regime".

Seul fechou o parque fabril em resposta ao recente teste balístico do vizinho do norte. Em seu discurso, Park disse que Pyongyang desvia parte dos salários devidos aos trabalhadores norte-coreanos para alimentar seu programa de armas.

A presidente pediu apoio da população para as medidas do seu governo.

O principal partido de oposição no país criticou a decisão de suspender as operações no complexo de Kaesong, afirmando que a medida iria apenas afetar empresas sul-coreanas e elevar as tensões com a Coreia do Norte.

As fortes declarações da presidente contrastam com o histórico dos dirigentes sul-coreanos.

Park utilizou palavras fortes, afirmando que a Coreia do Norte vive sobre "um regime de terror extremo", entre outras duras críticas.

Seu discurso deverá gerar uma forte reação de Pyongyang, que se prepara para comemorar o aniversário do ditador Kim Jong Il, pai do atual mandatário do país, Kim Jong Un.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulKim Jong-un

Mais de Mundo

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA