Mundo

Presidente da Comissão Europeia quer que Putin seja levado à Justiça por conflito na Ucrânia

"Putin deve perder esta guerra e prestar contas de seus atos, para mim isso é importante", disse Von der Leyen à emissora de televisão da revista Bild

"As bases do nosso sistema de direito internacional exigem que investiguemos crimes assim e, no fim das contas, Putin é o responsável" (Angelika Warmuth/Getty Images)

"As bases do nosso sistema de direito internacional exigem que investiguemos crimes assim e, no fim das contas, Putin é o responsável" (Angelika Warmuth/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 15 de setembro de 2022 às 18h25.

Última atualização em 15 de setembro de 2022 às 18h42.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu nesta quinta-feira, 15, em entrevista a uma emissora alemã, que o presidente russo, Vladimir Putin, se apresente à Justiça internacional por crimes de guerra supostamente cometidos na Ucrânia.

"Putin deve perder esta guerra e prestar contas de seus atos, para mim isso é importante", disse Von der Leyen à emissora de televisão da revista Bild.

Segundo ela, não há dúvida de que, desde que a ofensiva na Ucrânia começou, no fim de fevereiro, ali foram cometidos crimes de guerra e "por isso apoiamos que se coletem provas" com vistas a "um processo no Tribunal Penal Internacional", acrescentou a chefe do Executivo europeu, que visitou Kiev nesta quinta.

"As bases do nosso sistema de direito internacional exigem que investiguemos crimes assim e, no fim das contas, Putin é o responsável", acrescentou.

Além disso, considerou ser "possível" que o presidente russo tenha de comparecer algum dia perante a Justiça internacional.

Durante sua visita à Ucrânia, Von der Leyen havia assegurado que o país contaria com o apoio da União Europeia "pelo tempo que for necessário".

Veja também: 

Irã condena o indiciamento de três iranianos acusados de ciberataques nos EUA

EUA sanciona grupo neonazista russo e colaboradora de Putin

Acompanhe tudo sobre:GuerrasUnião EuropeiaRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos