Mundo

Presidente da Comissão Europeia comemora voto por futuro europeu

Líderes de todas as instituições da União Europeia, assim como dos grupos políticos da Eurocâmara também comemoraram o triunfo de Macron

Jean-Claude Juncker: "Parabéns, Emmanuel Macron! Feliz porque os franceses escolheram um futuro europeu", disse (Vincent Kessler/Reuters)

Jean-Claude Juncker: "Parabéns, Emmanuel Macron! Feliz porque os franceses escolheram um futuro europeu", disse (Vincent Kessler/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de maio de 2017 às 17h22.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, parabenizou Emmanuel Macron pela vitória nas eleições presidenciais na França neste domingo, quando o candidato social liberal derrotou nas urnas a ultradireitista Marine Le Pen.

"Parabéns, Emmanuel Macron! Feliz porque os franceses escolheram um futuro europeu. Juntos por uma Europa mais forte e mais justa", escreveu Juncker no Twitter.

Líderes de todas as instituições da União Europeia, assim como dos grupos políticos da Eurocâmara também comemoraram o triunfo de Macron e destacaram a importância do resultado para o futuro da UE em mensagens no Twitter.

O primeiro em fazê-lo foi o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

"Parabéns Emmanuel Macron. Contamos com uma França que contribua para mudar a União (Europeia) para aproximá-la dos cidadãos", escreveu o italiano na rede social.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que os franceses "escolheram a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade e disseram não à tirania das fake 'news", fazendo alusão ao ataque hacker que vazou e-mails da campanha do candidato.

"A França escolheu investir no futuro. Dispostos a trabalhar com Emmanuel Macron e a renovar nossa União. Viva a França, Viva a Europa!", disse por sua vez a alta representante para Política Exterior da UE, Federica Mogherini.

Os líderes dos principais grupos da Eurocâmara também expressaram seu "alívio" pela vitória do candidato pró-União Europeia.

"Parabéns Emmanuel Macron por sua estupenda vitória e seu inquebrantável compromisso com os ideais europeus", disse no Twitter o líder da Aliança dos Democratas e Liberais, o belga Guy Verhofstadt, um dos primeiros a reagir à notícia da vitória.

O alemão Manfred Weber, líder do Grupo Popular Europeu na Eurocâmara, afirmou na mesma rede social que "esta eleição mostra que as pessoas estão prontas para lutar contra o extremismo e o populismo".

"O perigo aconteceu. A França escolheu a Europa contra o medo. Agora a esquerda recuperará a união e sintonia com os cidadãos", afirmou o chefe do grupo Socialistas e Democratas, o italiano Gianni Pittella.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEmmanuel MacronFrançaUnião Europeia

Mais de Mundo

Receita operacional total de estatais chinesas sobe 1,4% de janeiro a agosto

Flórida pede que população se retire ante chegada do furacão Milton

Esposa de Donald Trump, Melania Trump defende direito ao aborto em autobiografia lançada hoje

Furacão Milton perde força, cai para categoria 4 e não deve atingir o litoral de Yucatán