O presidente colombiano Juan Manuel Santos anuncia em 27 de agosto de 2012 em Bogotá a realização de diálogos exploratórios com as Farc (Cesar Carrion/AFP)
Da Redação
Publicado em 1 de outubro de 2012 às 22h47.
Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou nesta segunda-feira que foi diagnosticado com um pequeno tumor cancerígeno na próstata, "de bom prognóstico", e que será submetido a uma cirurgia na quarta-feira em uma clínica de Bogotá.
Em uma declaração surpreendente a jornalistas no fim da tarde desta segunda-feira na sede da Presidência, o mandatário disse que a doença foi detectada em um exame de rotina.
"Desde que completei 50 anos, ou seja, há 11 anos, porque tenho 61, tenho feito todos os exames rotineiros que os médicos recomendam ano a ano. O último exame mostrou um aumento anormal no que se denomina o antígeno prostático", declarou Santos.
"Como em minha família há antecedentes de câncer, o médico me recomendou fazer uma biópsia que resultou positiva. É um tumor pequeno localizado na glândula prostática e é de bom prognóstico", explicou.
Santos é o mais recente líder latino-americano a ser diagnosticado com câncer, depois do venezuelano Hugo Chávez e da presidente Dilma Rousseff. Também fizeram tratamentos contra a doença os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o paraguaio Fernando Lugo.