Mundo

Presidente da Colômbia consolida liderança em pesquisas

Alto índice de votos de protesto significa que ele terá de disputar um segundo turno


	Juan Manuel Santos: dos mais de mil entrevistados, 28 por cento disseram que vão votar no atual presidente de centro-direita, três pontos percentuais a mais do que no mês passado
 (Cesar Carrion/AFP)

Juan Manuel Santos: dos mais de mil entrevistados, 28 por cento disseram que vão votar no atual presidente de centro-direita, três pontos percentuais a mais do que no mês passado (Cesar Carrion/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 15h03.

Bogotá- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, consolidou a liderança nas pesquisas para a eleição de maio, ao mesmo tempo que o alto índice de votos de protesto significa que ele terá de disputar um segundo turno, de acordo com uma pesquisa divulgada pela mídia local nesta sexta-feira.

Dos mais de mil entrevistados, 28 por cento disseram que vão votar no atual presidente de centro-direita, três pontos percentuais a mais do que no mês passado, num pleito que deve ter como principal tema as diferentes estratégias para terminar com o conflito civil de cinco décadas.

O primeiro turno ocorre em 25 de maio. Se nenhum dos candidatos conseguir mais da metade dos votos, os dois mais bem colocados se enfrentam num segundo turno no dia 15 de junho.

Santos tomou a polêmica medida no seu atual mandato de iniciar negociações de paz com o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc. O diálogo, depois de um início hesitante, começa a apresentar progressos.

O principal adversário do presidente até agora é Óscar Ivan Zuluaga, com 8 por cento das intenções de voto, o mesmo percentual do mês passado, segundo o levantamento do instituto Ipsos.

Zuluaga é o candidato do movimento criado pelo ainda popular ex-presidente Álvaro Uribe, que é contra às negociações de paz.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11