Mundo

Presidente colombiano está otimista com negociações com Farc

Santos disse que “fazer a guerra é mais difícil que fazer a paz” e convidou o povo colombiano a respaldar o diálogo


	O presidente colombiano, Juan Manuel Santos: em novembro do ano passado, o governo colombiano e as Farc inauguraram a mesa de negociações em Cuba.
 (©afp.com)

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos: em novembro do ano passado, o governo colombiano e as Farc inauguraram a mesa de negociações em Cuba. (©afp.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2013 às 12h52.

Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou otimismo quanto ao progresso das negociações de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele disse “ter fé que este ano o país alcançará a paz”.

"Estamos bem, em Cuba, em nossas conversas com as Farc, apesar de todas as dificuldades para nos reconciliar depois de 60 anos”, disse ao discursar durante o Encontro Latino-Americano de Liderazgo, em Bogotá, capital colombiana.

Santos disse que “fazer a guerra é mais difícil que fazer a paz” e convidou o povo colombiano a respaldar o diálogo. “É preciso deixar os ódios de lado. Com ódio, sempre perdemos”.

Em novembro do ano passado, o governo colombiano e as Farc inauguraram a mesa de negociações em Cuba. O grupo está discutindo a reforma agrária, o primeiro tema da agenda prevista.

Na segunda-feira (4), o líder máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño, o Timochenko, também avaliou o processo de paz. “As conversações vão por um bom caminho, em ambiente muito positivo”, destacou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarc

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'