Mundo

Presidente boliviano perde redutos-chave em eleição regional

MAS perdeu importantes redutos como La Paz e El Alto, até agora nichos eleitorais do presidente Evo Morales, mas conservou quatro de nove departamentos

Morales participa de uma entrevista coletiva em La Paz: MAS perdeu importantes redutos como La Paz e El Alto, até agora nichos eleitorais do presidente Evo Morales (Aizar Raldes/AFP)

Morales participa de uma entrevista coletiva em La Paz: MAS perdeu importantes redutos como La Paz e El Alto, até agora nichos eleitorais do presidente Evo Morales (Aizar Raldes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2015 às 14h22.

La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, estimou que o "voto de punição à corrupção" provocou a derrota de seu partido em La Paz e El Alto, ao avaliar nesta segunda-feira o resultado preliminar das eleições regionais deste domingo.

"Lamento muito que em La Paz tenhamos perdido as eleições, (mas, devido a este resultado, dizer que) Evo Morales perdeu seu reduto, isso é falso", declarou o governante em uma coletiva de imprensa no presidencial Palacio Quemado.

O presidente estimou que as acusações de corrupção contra a candidata ao governo de La Paz do Movimento Al Socialismo (MAS), Felipa Hyanca, e o ex-prefeito de El Alto, Edgar Patana, tenham afetado suas chances.

"São acusações muito fortes no tema da corrupção e se é assim houve um voto de punição à corrupção", mas além disso "ainda existe machismo e também discriminação a uma mulher indígena, originária", sustentou.

O MAS perdeu importantes redutos como La Paz e El Alto, até agora nichos eleitorais do presidente Evo Morales, mas conservou quatro de nove departamentos, segundo pesquisas de boca de urna ao término das eleições regionais de domingo.

Em relação aos governadores, o MAS sofreu uma dura derrota no departamento de La Paz, onde o ex-ministro da Educação Félix Patzi, um indígena aymara dissidente do partido de Morales conquistou 52% dos votos, contra 29% da candidata governista Felipa Huanca, de acordo com uma pesquisa da empresa Ipsos divulgada pela imprensa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaEleiçõesEvo MoralesPolíticos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA