Mundo

Presidente do BCE defende aumento de impostos

Nova York - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu em artigo publicado pelo jornal "Financial Times" que cortes de gastos públicos e aumentos de impostos sejam adotados imediatamente ao redor do mundo industrializado, em meio aos crescentes sinais de recuperação da economia europeia. Segundo Trichet, os formuladores de políticas públicas que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Nova York - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu em artigo publicado pelo jornal "Financial Times" que cortes de gastos públicos e aumentos de impostos sejam adotados imediatamente ao redor do mundo industrializado, em meio aos crescentes sinais de recuperação da economia europeia.

Segundo Trichet, os formuladores de políticas públicas que querem prolongar os estímulos estão enganados e a redução do crédito teria efeitos "muito limitados" sobre o crescimento. "Nós temos de evitar uma assimetria, se for necessário, entre um afrouxamento imprudente e uma contenção hesitante indevida."

"Com o benefício da retrospectiva, vemos quão lamentável foi a mensagem simplista de estímulo fiscal dada a todas as economias industriais, sob o lema: 'estimular, ativar e gastar'", escreveu o presidente do BCE no artigo. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI