Mundo

Presidente alemão pede perdão por crime nazista na Grécia

"Com vergonha e dor, peço perdão em nome da Alemanha às famílias das vítimas", declarou Joachim Gauck


	Presidente alemão Joachim Gauck: pediu perdão em nome da Alemanha às famílias de vítimas de um massacre que o Exército de seu país cometeu durante a Segunda Guerra no norte da Grécia
 (John Macdougall/AFP)

Presidente alemão Joachim Gauck: pediu perdão em nome da Alemanha às famílias de vítimas de um massacre que o Exército de seu país cometeu durante a Segunda Guerra no norte da Grécia (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2014 às 17h29.

O presidente alemão, Joachim Gauck, pediu perdão em nome da Alemanha às famílias de vítimas de um massacre que o Exército de seu país cometeu durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no norte da Grécia.

"Com vergonha e dor, peço perdão em nome da Alemanha às famílias das vítimas", declarou Gauck em Ligiades, um povoado situado nas montanhas da região de Epiro, 400 km a noroeste de Atenas, perto da Albânia.

Nesse povoado, em 3 de outubro de 1943, os nazistas mataram mais de 80 pessoas, incluindo dezenas de crianças em represália por ataques de gregos da resistência contra o exército alemão.

Um antecessor de Gauck, Johannes Rau, viajou no ano 2000 a Kalavrita, no Peloponeso, outro lugar em que os nazistas cometeram um crime violento, e reconheceu a culpa de seu país, além de pedir perdão.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise gregaEuropaGréciaGuerrasNazismoPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Itamaraty diz que acompanha relatos de cobrança de impostos da Venezuela a produtos brasileiros

Brasil melhora posição entre os passaportes mais poderosos do mundo em 2025; veja ranking

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, é preso após se entregar à polícia

EUA inicia deportação de imigrantes presos na 'Alcatraz dos Jacarés'; saiba mais sobre a prisão