Mundo

Preservação da Amazônia entre as preocupações do papa na Colômbia

O papa pedirá pela defesa da bacia amazônica, que ocupa sete países, considerada o pulmão do planeta por ser a floresta tropical mais extensa do mundo

Papa Francisco: "olhando para a Amazônia, o papa olha para toda a América Latina" (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco: "olhando para a Amazônia, o papa olha para toda a América Latina" (Tony Gentile/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 18h22.

O papa Francisco aproveitará sua visita, na semana que vem, à cidade colombiana de Villavicencio para lançar um apelo em favor da preservação e da proteção da Amazônia, assegurou nesta sexta-feira Guzmán Carriquiry, da Pontifícia Comissão para a América Latina.

"O papa não vai deixar de falar da Amazônia, ainda mais em Villavicencio, com o horizonte em Los Llanos e toda a região amazônica. Os ensinamentos da sua encíclica Laudato Si' estarão presentes ali", adiantou à imprensa o professor uruguaio Carriquiry, primeiro laico a ocupar a vice-presidência de uma comissão pontifícia.

"A partir de um país com tanta biodiversidade, com tantas procedências étnicas, olhando para a Amazônia, o papa olha para toda a América Latina, porque (esta floresta) se estende por boa parte dos países latino-americanos e amplia, assim, seu olhar", acrescentou.

Francisco, que empreende na próxima quarta-feira uma visita histórica de quatro dias à Colômbia para impulsar a paz e a reconciliação, pedirá também pela defesa da bacia amazônica, que ocupa sete países, considerada o pulmão do planeta por ser a floresta tropical mais extensa do mundo.

O chamado "papa ecológico" devido à sua encíclica de 2015 sobre o meio ambiente, fez nesta sexta-feira, junto com o patriarca ordoxo Bartolomeo, um apelo conjunto aos líderes de todo o mundo para que encontrem uma solução para as mudanças climáticas e para a deterioração do planeta, que afetam principalmente os mais pobres e necessitados.

Os danos causados pelo narcotráfico, pela guerrilha, pelos projetos extrativos, pela monocultura nas selvas e florestas tropicais da América Latina foram em várias ocasiões mencionados pelo papa argentino, preocupado com o que chama de "casa comum".

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaColômbiaPapa Francisco

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia