Mundo

Preparativos estão prontos para resgate de reféns das Farc

Helicópteros brasileiros partiram rumo ao local fixado para a entrega

Os reféns que serão libertados são quatro militares e seis policiais que estão há entre 13 e 14 anos no poder das Farc (Luis Acosta/AFP)

Os reféns que serão libertados são quatro militares e seis policiais que estão há entre 13 e 14 anos no poder das Farc (Luis Acosta/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2012 às 11h27.

Villavicencio - A primeira fase da operação para resgatar os policiais e militares que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia se comprometeram a libertar começará nesta segunda-feira com a partida dos helicópteros brasileiros até o local fixado para a entrega.

Os aparatos já estão prontos na pista do aeroporto de Villavicencio (centro da Colômbia) para que em torno de 8h30 no horário local (10h30 em Brasília) realizem o primeiro voo.

A ex-congressista colombiana Piedad Córdoba, que viajará no primeiro helicóptero, pediu que ninguém duvide que as Farc colocarão em liberdade a partir de segunda-feira os únicos policiais e militares que estão em suas mãos como reféns.

'Isto vai acontecer', declarou Córdoba à imprensa em Villavicencio.

'Não há nada a temer', acrescentou a ex-deputada pouco antes de se dirigir a Vanguardia, o terminal aéreo local onde a tripulação brasileira alistava os integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O dia amanheceu chuvoso nessa cidade colombiana, mas mesmo assim, os coordenadores da missão afirmaram que a operação acontecerá como prevista.

Córdoba, líder do Coletivo Colombianas e Colombianos pela Paz (CCP), viajará na aeronave junto de sua compatriota Amparo Sánchez, diretora da Casa da Mulher, em Bogotá.

Um total de seis tripulantes brasileiros e dois representantes do CICV também irão no helicóptero, que segundo Córdoba estará de volta após o meio-dia no horário local (14h em Brasília) com um primeiro grupo de libertados.

Os reféns que serão libertados são quatro militares e seis policiais que estão há entre 13 e 14 anos no poder das Farc. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDados de BrasilExércitoFarcSequestros

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia