Mundo

Premiê italiano anuncia viagem à Libia

Visita tem como objetivo de reativar os históricos laços bilaterais entre os dois países

"É evidente que para a Itália as novas perspectivas abertas no último ano em todo o norte da África são de grande interesse", disse (Jean-Christophe Verhaegen/AFP)

"É evidente que para a Itália as novas perspectivas abertas no último ano em todo o norte da África são de grande interesse", disse (Jean-Christophe Verhaegen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2011 às 10h56.

O chefe de Governo italiano, Mario Monti, anunciou nesta quinta-feira que fará uma viagem oficial à Líbia em 21 de janeiro, com o objetivo de reativar os históricos laços bilaterais.

"Com vários ministros estamos preparando a visita que farei a Trípoli em 21 de janeiro", disse Monti em sua tradicional entrevista coletiva de fim de ano, antes de destacar que Roma "deseja reativar o tratado de amizade" com a antiga colônia.

"É evidente que para a Itália as novas perspectivas abertas no último ano em todo o norte da África são de grande interesse", disse o primeiro-ministro, antes de completar que o novo cenário tem "luzes e sombras, mas sobretudo luzes".

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdeljalil, visitou Roma em 15 de dezembro para contatos de alto nível com as autoridades italianas, oportunidade em que a retomada do tratado de amizade foi discutida.

O tratado foi assinado em 2008 pelos então líderes Muamar Kadhafi e Silvio Berlusconi, mas foi suspenso em fevereiro deste ano após o início da rebelião líbia.

A Itália é o principal parceiro comercial da Líbia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsÁfricaDiplomaciaLíbia

Mais de Mundo

Governo Trump diz ao Congresso que não há plano de ataque contra Venezuela

Após agressão, presidente do México cria plano nacional contra abuso sexual

Autoridades portuguesas interceptam submarino com 1,7 tonelada de cocaína

Petro alerta para 'colapso climático' se EUA não descarbonizar economia