Mundo

Premiê grego pede conselhos econômicos a Lula

Tudo começou quando o presidente Lula teria questionado o primeiro-ministro Georges Papandreou sobre a turbulência financeira no país europeu

Lula e o premiê da Grécia, Georges Papandreou; ex-mau aluno, Brasil agora banca de professor para países em crise na Europa.  (.)

Lula e o premiê da Grécia, Georges Papandreou; ex-mau aluno, Brasil agora banca de professor para países em crise na Europa. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Madri - Ex-mau aluno em política econômica, o Brasil já havia se transformado, de cliente assíduo, em credor do Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2009. Ontem, tornou-se professor. De acordo com relato do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, o presidente Lula teria questionado o primeiro-ministro da Grécia, Georges Papandreou, sobre a turbulência financeira no país, onde a crise de credibilidade fiscal na Europa é mais forte - o grego luta para evitar o calote da dívida do país, de 113% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 42% no Brasil. Em seguida, Papandreou pediu "conselhos econômicos" para enfrentar a crise do país.

Mesmo tendo enfrentado no início do governo, em 2003, a dependência do FMI, Lula teria sido humilde. "O presidente respondeu: 'Quem sou eu para dar conselhos?'", relatou Garcia.

À noite, ao ser homenageado com o Prêmio Nueva Economía ao Desenvolvimento Econômico e à Coesão Social, edição 2010, Lula foi menos modesto. Dirigindo-se ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, contou ter feito, em dezembro de 2008, um pronunciamento no qual pediu à população que consumisse com responsabilidade, como antídoto contra a crise.

"Essa foi uma lição, meu caro Durão Barroso, que deveria servir à Europa. Porque na crise econômica de 2008 muitos países se encolheram, diminuíram o consumo, o crédito, e o que aconteceu foi que a economia foi se atrofiando." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia outras notícias sobre a crise grega

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Argentinos não precisam mais escalar o Obelisco: agora ele tem elevador

Quanto um Papa ganha? Entenda de onde vem sustento do Pontífice

China avança em abertura regulatória com foco em empresas internacionais

Em Moscou, Lula defende parceria estratégica entre Brasil e Rússia