Mundo

Premiê grego pede ação decisiva da União Europeia, diz jornal

"Chegou a hora de agir coletivamente e decisivamente", afirmou Papandreou

"Nossa luta é garantir que a Grécia não deixe o euro e proteger os interesses da esmagadora maioria dos cidadãos", disse Papandreou (Sean Gallup/Getty Images)

"Nossa luta é garantir que a Grécia não deixe o euro e proteger os interesses da esmagadora maioria dos cidadãos", disse Papandreou (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2011 às 10h53.

Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Georges Papandreou, pediu que a União Europeia (UE) resolva a crise de dívida que golpeia a Grécia e a zona do euro "coletivamente e de forma decisiva" em uma entrevista concedida ao jornal semanal grego Proto Thema.

"Chegou a hora de agir coletivamente e decisivamente", afirmou Papandreou. "Estou convencido de que a UE pode e o fará, de modo que possamos levar com segurança a Grécia e a Europa para fora da crise."

A Europa prometeu ontem os membros do G-20 que a zona do euro apresentará um plano abrangente para solucionar a crise de dívida ainda no próximo fim de semana, na cúpula de líderes da UE, em Bruxelas.

Antes da cúpula, o governo grego deve votar em 20 de outubro um novo conjunto de medidas de austeridade exigido pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Nossa luta é garantir que a Grécia não deixe o euro e proteger os interesses da esmagadora maioria dos cidadãos, para a qual seria uma verdadeira catástrofe se o país declarasse um default", afirmou Papandreou. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro