Mundo

Premiê grego fala com Merkel e Sarkozy para tentar evitar quebra do país

A teleconferência entre os políticos deve ocorrer às 13h, horário de Brasília

A Grécia depende do cumprimento desse programa para que os parceiros da zona do euro e do FMI liberem 8 bilhões de euros nas próximas semanas (Louisa Gouliamaki/AFP)

A Grécia depende do cumprimento desse programa para que os parceiros da zona do euro e do FMI liberem 8 bilhões de euros nas próximas semanas (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2011 às 07h10.

Atenas - O primeiro-ministro grego, George Papandreou, manterá nesta quarta-feira um contato telefônico conjunto com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, para tentar evitar a quebra do país.

Segundo um comunicado do escritório de Papandreou, a teleconferência acontecerá às 19h locais (13h de Brasília).

A atenção dos mercados está centrada em uma possível solução para que a Grécia possa cumprir suas obrigações de pagamento e não arrastar os outros integrantes da zona do euro, acrescenta a nota oficial.

Antes do contato telefônico, o chefe do Governo grego se reunirá com seus ministros para revisar o programa de cortes de despesas, privatizações e reformas estruturais com o qual espera arrecadar 78 bilhões de euros até 2015.

A Grécia depende do cumprimento desse programa para que os parceiros da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) liberem 8 bilhões de euros nas próximas semanas, como parte do resgate de 110 bilhões que lhe concederam em maio de 2010.

Este sexto lance da ajuda é essencial para que a Grécia não caia em moratória. As autoridades gregas advertiram que só têm fundos até outubro.

Papandreou tentará também que seus parceiros se comprometam a liberar o segundo resgate, de 160 bilhões de euros, estipulado em 21 de julho e que ainda deve ser aprovado pelos Parlamentos nacionais dos países que participam da ajuda externa.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCrise econômicaCrise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaNicolas SarkozyPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia