Mundo

Premiê espanhol endurece posição sobre a Catalunha às vésperas de eleição

A tentativa fracassada de se separar da Espanha e a abordagem de Madri em relação à região tornaram-se temas importantes perto da votação de 28 de abril

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (Susana Vera/Reuters)

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (Susana Vera/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de abril de 2019 às 13h26.

Madri — O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, com uma eleição nacional pela frente em duas semanas, disse que agirá com "força e proporção" contra qualquer ação de separatistas catalães repetirem sua tentativa de independência em 2017.

A tentativa fracassada de se separar da Espanha e a abordagem de Madri em relação à região tornaram-se temas importantes às vésperas da eleição de 28 de abril. Pesquisas mostram que uma coalizão com partidos de direita e unionistas poderia conquistar a maioria no Parlamento.

"Se virmos leis da Constituição ou o Estatuto de Autonomia da Catalunha quebrados mais uma vez, o Estado de Direito liderado por este governo agirá com força e proporção contra qualquer desafio", disse Sánchez, em uma entrevista publicada pelo jornal Hoy.

Nesse caso, Sánchez sugeriu que pode aplicar um regime direto à Catalunha, repetindo a decisão do ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy, que assumiu o governo regional durante a crise de secessão em 2017.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaCatalunha

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC