Mundo

Premiê do Egito nomeia novo ministro de Finanças

Al Saeed era vice-ministro na administração anterior, cujo gabinete renunciou na semana passada

Pirâmide de Quéfren, no Egito: imagens captadas pelos satélites revelaram a presença das estruturas abaixo da terra (Patrick Baz/AFP)

Pirâmide de Quéfren, no Egito: imagens captadas pelos satélites revelaram a presença das estruturas abaixo da terra (Patrick Baz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2011 às 12h56.

Cairo - O primeiro-ministro do Egito, Kamal Al Ganzouri, nomeou hoje Mumtaz Al Saeed como novo ministro de Finanças do país, segundo comunicado divulgado pelo governo. Al Saeed era vice-ministro na administração anterior, cujo gabinete renunciou na semana passada, após violentos protestos de rua.

Al Saeed será o quatro ministro de Finanças do Egito este ano. No comunicado divulgado pelo governo ele afirma que é "muito cedo para saber o destino" de um empréstimo de US$ 3,2 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI), que o ministério negociou e depois rejeitou. O ex-ministro de Finanças, Hazem al Beblawi, disse recentemente que o país voltaria a negociar com o FMI.

O governo egípcio tem tomado empréstimos de bancos locais para financiar seu déficit no orçamento. Mas as reservas internacionais estão caindo e a taxa de juros nos empréstimos locais já ultrapassou 14%, ameaçando a estabilidade do câmbio e criando pressões para o país voltar a negociar com o FMI.

Saeed também disse que a definição de um novos salários mínimo e máximo é uma "prioridade" do novo governo e que eles espera que uma decisão sobre o assunto "dentro de um mês ou dois".

O premiê Ganzouri está nomeando uma série de novos ministros, após um violento levante na semana passada contra a junta militar que o governo o Egito desde a queda do ditador Hosni Mubarak. Mas todas as nomeações decepcionaram os manifestantes, que alegam que o primeiro-ministro, de 78 anos, parece estar tentando manter o poder do antigo regime. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaEgito

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado