Mundo

Premiê da Espanha diz que impedirá separação da Catalunha

Vários partidos da Catalunha preparam suas listas de candidatos favoráveis à separação para a eleição de 27 de setembro para o Parlamento regional


	Os partidos Convergência e Esquerda Republicana veem a eleição como um voto sobre a independência da Catalunha
 (Paul Hanna/Reuters)

Os partidos Convergência e Esquerda Republicana veem a eleição como um voto sobre a independência da Catalunha (Paul Hanna/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2015 às 07h24.

Madri - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse estar pronto para impedir qualquer tentativa de secessão da Catalunha, no nordeste do país, caso as eleições regionais em setembro resultem numa maioria de parlamentares favoráveis à independência e estes tentem levar o assunto adiante.

Rajoy deu as declarações nesta terça-feira, enquanto vários partidos da Catalunha preparam suas listas de candidatos favoráveis à separação para a eleição de 27 de setembro para o Parlamento regional da Catalunha.

Os partidos Convergência e Esquerda Republicana veem a eleição como um voto sobre a independência e dizem que irão unilateralmente avançar para retirar a Catalunha da Espanha, caso obtenham a maioria das cadeiras no Parlamento regional.

O premiê disse que uma declaração de independência catalã seria inconstitucional. Segundo ele, a Espanha "está pronta para qualquer problema que algumas pessoas possam criar no futuro".

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô