Mundo

Premiê britânico visita favela e conhece projeto social

Cameron conheceu a organização não governamental Luta pela Paz, do antropólogo inglês Luke Dowdney, que ensina artes marciais a crianças


	David Cameron conhece o projeto "Luta pela Paz" no Rio de Janeiro: a segurança foi reforçada pela Polícia Militar, inclusive com o uso de carros blindados
 (REUTERS)

David Cameron conhece o projeto "Luta pela Paz" no Rio de Janeiro: a segurança foi reforçada pela Polícia Militar, inclusive com o uso de carros blindados (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 13h13.

Rio de Janeiro – O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitou hoje (28) o complexo de favelas da Maré, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Na comunidade, Cameron conheceu a organização não governamental Luta pela Paz, do antropólogo inglês Luke Dowdney, que ensina artes marciais a crianças e jovens da favela há 12 anos.

“É um projeto brilhante que está realmente ajudando os jovens, para que elas tenham um grande futuro”, disse o primeiro-ministro, ao conversar rapidamente com a imprensa, depois de conhecer o projeto.

O morador da Maré Pedro Artur da Silva, de 28 anos, que começou como aluno de boxe do projeto há 12 anos e hoje trabalha ajudando outras crianças de sua comunidade, teve oportunidade de conversar brevemente com Cameron, durante a visita.

“Ele perguntou o que a gente fazia. Fiquei um pouco nervoso, mas não tanto quanto quando apertei a mão do príncipe Charles [herdeiro do trono britânico que visitou o projeto em março de 2009]”, disse.

Além de conhecer o primeiro-ministro, as crianças e jovens que participam do Luta pela Paz tiveram a oportunidade de interagir com atletas profissionais britânicos. Eles também visitaram o projeto, como a boxeadora Nicola Adams – medalha de ouro nas últimas Olimpíadas de Londres.

“O esporte pode ser um meio de sobrevivência para essas crianças, porque lhes dá algo bom em que possam focar. O que o Luke está fazendo é fantástico. Projetos como esse são realmente importantes para as favelas. Eu apoio esse projeto 100% porque dá a chance a essas crianças de terem um futuro melhor”, disse a atleta, que chegou a treinar boxe com algumas crianças durante a visita.

Segundo Luke Dowdney, essas visitas permitem que políticos como Cameron conheçam a realidade de comunidades pobres. “Ele ficou muito interessado em conhecer os desafios dos jovens, quais os problemas, e os jovens falaram sobre a situação de violência por que passamos aqui. Ele foi muito simpático. Ele chegou a brincar dizendo que estava meio velho para entrar no ringue, mas brincou com as crianças lá em cima, no judô”, disse Luke.

Durante a visita do primeiro-ministro à Maré, a segurança foi reforçada pela Polícia Militar, inclusive com o uso de carros blindados. Cameron segue para Brasília onde se reúne na tarde de hoje com a presidenta da República, Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEuropaFavelasMetrópoles globaisPaíses ricosReino UnidoRio de Janeiro

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado