Mundo

Prejuízo causado por derretimento de geleira na Suíça ultrapassa os R$ 2 bilhões

Cerca de nove milhões de metros cúbicos de rocha e gelo caíram em Blatten e soterraram a maioria das casas; 300 moradores foram evacuados e uma pessoa está desaparecida

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de junho de 2025 às 15h32.

Tudo sobreSuíça
Saiba mais

As seguradoras da Suíça estimaram nesta terça-feira, 17, os danos causados ​​pelo colapso de uma geleira no mês passado, que destruiu em grande parte a vila alpina de Blatten, em 320 milhões de francos suíços (cerca de R$ 2,15 milhões).

A Associação Suíça de Seguros (SIA) disse que "já está certo que 2025 entrará para a história" da região, com o ano até agora marcado por "sinistros acima da média" relacionados a danos naturais.

A SIA havia dito há duas semanas que o colapso, um "grande desastre praticamente sem precedentes em sua escala e impacto na população afetada", custaria centenas de milhões em indenizações. O colapso, há três semanas, da geleira Birch, localizada no Vale Loetschental, famosa por suas paisagens selvagens e únicas, foi manchete no mundo todo.

Cerca de nove milhões de metros cúbicos de rocha e gelo que caíram em Blatten soterraram a maioria de suas casas. Seus 300 moradores foram evacuados por precaução, embora o desastre tenha deixado uma pessoa desaparecida.

A enorme massa de escombros formou uma enorme barragem natural no Rio Lonza, um rio que corre ao longo do vale, e a água rapidamente formou um lago artificial que submergiu grande parte da vila. A população local "sofreu danos totais causados ​​diretamente pelo deslizamento de terra ou pelas enchentes subsequentes", disse a SIA em um relatório.

Para "reparar os danos causados ​​a edifícios e propriedades pessoais", quase 260 milhões de francos suíços serão pagos à população local, de acordo com a associação. Os 60 milhões de francos restantes "compensarão negócios interrompidos e reembolsarão despesas com veículos automotores".

A SIA acrescentou que "a Suíça está entre os países mais bem segurados do mundo", com mais de 90% do país desfrutando de cobertura de seguro relacionada a desastres naturais.

Acompanhe tudo sobre:SuíçaMudanças climáticasCalor

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão