Mundo

Prefeitura de Itajaí pede doação para vítimas da chuva

O município é um dos que mais preocupam a Defesa Civil de Santa Catarina devido à sua localização no final da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu

Somente em Itajaí, vários pontos da cidade já foram tomados pelas águas. Há 2,9 mil desabrigados e pelo menos 8 mil desalojados (Foto Leitor/Virgínia Cardoso /Abr)

Somente em Itajaí, vários pontos da cidade já foram tomados pelas águas. Há 2,9 mil desabrigados e pelo menos 8 mil desalojados (Foto Leitor/Virgínia Cardoso /Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 14h55.

Curitiba – Um dos municípios que mais preocupam a Defesa Civil de Santa Catarina na tarde de hoje (9) é Itajaí, devido à sua localização no final da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu. A boa notícia é que o rio está baixando em relação ao nível registrado na manhã de hoje. Em Blumenau, chegou a 12,40 metros e agora está em 11,40 metros.

Em Itajaí, vários pontos da cidade já foram tomados pelas águas. Há 2,9 mil desabrigados e pelo menos 8 mil desalojados. Para auxiliar os atingidos, o município está solicitando doações de alimentos não perecíveis, água e colchões. Soldados do Exército organizam o recebimento dos donativos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, não serão aceitas doações de roupas, uma vez que não há logística no momento para a separação e a distribuição dessas peças.

As chuvas das últimas horas já afetaram cerca de 700 mil pessoas em Santa Catarina. O governo do estado informa que está disponibilizando todo a sua estrutura para atender os 71 municípios mais atingidos. Ontem (8) foram liberados, em caráter de emergência, R$ 3 milhões para o pronto-atendimento.

A trégua da chuva agora à tarde permitiu condições de voo nas regiões mais atingidas. Helicópteros do Corpo de Bombeiros seguem para Blumenau, enquanto o da Polícia Militar vai para Navegantes e Brusque vai contar com o apoio da Polícia Civil.

O governador Raimundo Colombo e o secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, recebem daqui a pouco a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que vão verificar a situação dos municípios atingidos pelas chuvas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEnchentesSanta Catarina

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos