Mundo

Prefeito gay entra na disputa à Presidência dos EUA

Pete Buttigieg anunciou que já formou um comitê exploratório para a sua candidatura

Pete Buttigieg: Com 37 anos, o político também seria o líder americano mais jovem (South Bend/Divulgação)

Pete Buttigieg: Com 37 anos, o político também seria o líder americano mais jovem (South Bend/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 23 de janeiro de 2019 às 15h31.

O prefeito da cidade de South Bend, em Indiana, Pete Buttigieg, anunciou nesta quarta-feira (23) que disputará a candidatura democrata para as eleições de 2020, o que poderia convertê-lo no primeiro aspirante presidencial gay da história dos Estados Unidos.

Embora tenha poucas chances, se conseguir vencer as eleições, o político de 37 anos, na reserva da Marinha e que pediu licença de seu trabalho como prefeito para servir no Afeganistão, também seria o comandante em chefe mais jovem.

Buttigieg anunciou que formou um comitê exploratório para a sua candidatura, um passo importante antes de ser lançar nas primárias.

O prefeito se soma a uma lista de democratas que aspiram a enfrentar Donald Trump nas presidenciais de 2020, entre eles as senadoras Elizabeth Warren, Kamala Harris e Kirsten Gillibrand, bem como Julian Castro, ex-secretário de Habitação de Barack Obama e de origem latina.

Em um vídeo de quase dois minutos postado na Internet, Buttigieg se descreve como um reformista - de fato, recebeu vários elogios por recuperar a pequena cidade de Indiana na Prefeitura - da geração millennial que olha para o futuro.

"Nesse momento o nosso país precisa de um novo começo", diz no vídeo.

Buttigieg foi eleito prefeito quando tinha 29 anos. Nasceu e cresceu em South Bend, estudou em Oxford e se formou em História na Universidade de Harvard. No ano passado se casou com Chasten Glezmen, um professor.

Há anos é mencionado como um candidato à Presidência em potencial. Em junho de 2016, o New York Times publicou um perfil seu intitulado: "O primeiro presidente gay?".

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Gays

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia