Mundo

Prefeito eleito de NY nomeia supertira como chefe da polícia

Seu retorno à direção do maior corpo policial do país acontece quando o crime na cidade se situa em níveis historicamente baixo


	William Bratton: Bratton foi chefe de polícia do prefeito republicano Rudolph Giuliani de 1994 a 1996 e dirigiu o Departamento de Polícia de Los Angeles de 2002 a 2009
 (AFP)

William Bratton: Bratton foi chefe de polícia do prefeito republicano Rudolph Giuliani de 1994 a 1996 e dirigiu o Departamento de Polícia de Los Angeles de 2002 a 2009 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 16h25.

Nova York - O prefeito eleito de Nova York, Bill de Blasio, nomeou nesta quinta-feira o internacionalmente respeitado "supercop" Bill Bratton para ocupar novamente o cargo de chefe da polícia da cidade.

Bratton, de 66 anos, a única pessoa que já dirigiu as polícias de Nova York e de Los Angeles, foi uma figura-chave na imposição da "tolerância zero" policial na Grande Maçã durante os anos 90, então assolada pelo crime.

Seu retorno à direção do maior corpo policial do país acontece quando o crime na cidade se situa em níveis historicamente baixos, mas de crescente frustração entre os oficiais de polícia e a opinião pública.

"Bill Bratton é um reconhecido combatente do crime. Sabe o que é preciso para manter uma cidade segura e associar inteiramente as comunidades na missão", afirmou De Blasio em um comunicado.

De Blasio, que foi eleito em novembro o primeiro prefeito democrata de Nova York em duas décadas, é um crítico ferrenho do método policial conhecido como "stop and frisk" de controles das ruas, que acusa de ser discriminador em relação às minorias afro-americanas e latinas.

Bratton foi chefe de polícia do prefeito republicano Rudolph Giuliani de 1994 a 1996 e dirigiu o Departamento de Polícia de Los Angeles de 2002 a 2009.

Atualmente dirige sua própria consultoria, a Bratton Technologies, com sede em Nova York, além de ser conferencista e colunista.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Metrópoles globaisNova YorkPaíses ricosPoliciais

Mais de Mundo

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano chega ainda hoje em Beirute, diz FAB

União Europeia vai impor tarifas de até 45% sobre veículos elétricos da China

Conheça Danyang, cidade chinesa que é o maior centro de fabricação de lentes do mundo

Marinha da China abre navios de guerra para visitação pública