Mundo

Prefeito de Toronto ordena baixar bandeira do arco íris

Rob Ford ordenou que a bandeira símbolo da diversidade adotado pelo movimento em defesa dos direitos dos homossexuais seja baixada


	Prefeito de Toronto, Rob Ford: bandeira foi içada na manhã de hoje em coincidência com a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi
 (Reuters)

Prefeito de Toronto, Rob Ford: bandeira foi içada na manhã de hoje em coincidência com a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 21h18.

Toronto - O prefeito de Toronto, o polêmico Rob Ford, ordenou nesta sexta-feira que a bandeira do arco íris, símbolo da diversidade adotado pelo movimento em defesa dos direitos dos homossexuais, seja baixada.

A bandeira foi içada na manhã de hoje em coincidência com a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (Rússia) e em solidariedade com os atletas homossexuais que concorrem no evento esportivo.

A ordem de Ford de arriar a bandeira do arco-íris na maior e mais diversa cidade canadense aconteceu ao mesmo tempo em que o governo do primeiro-ministro Stephen Harper criticou com dureza a Rússia por sua política para os homossexuais.

O paradoxo é que Ford, um político populista conservador, conta com o apoio de Harper e destacados membros do Partido Conservador.

A Rússia aprovou leis contra o homossexualidade que proíbem a "propaganda" do homossexualidade, o que provocou críticas de organizações de defesa da igualdade, de governos e de organismos internacionais.

Ford justificou sua recusa em manter içada a bandeira, em declarações à imprensa, porque os Jogos Olímpicos são para "serem patrióticos com seu país. Não para defender as preferências sexuais de alguém" e disse que a Rússia pode fazer o que quiser em seu país com os seus homossexuais.

Desde que se tornou prefeito de Toronto, em 2010, Ford se negou a comparecer ao desfile do Dia do Orgulho Gay da cidade, que se transformou no maior evento desse tipo na América do Norte.

"Não posso mudar quem sou", disse nesta quarta-feira Ford para argumentar sua recusa em comparecer ao desfile, o que vários vereadores de Toronto entenderam como um reconhecimento de sua homofobia.

Ford, conhecido por mentir frequentemente, se transformou nos últimos dois anos no político mais controvertido do país, especialmente desde que foi flagrado em um vídeo fumando "crack" e mesmo assim negar a dependência de drogas.

Acompanhe tudo sobre:GaysLGBTPreconceitosToronto

Mais de Mundo

Em novo golpe a imigrantes, Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA

‘Ataques a Bolsonaro são uma desgraça e estamos olhando de perto’, diz subsecretário de Trump

Coalizão de 24 estados americanos processa Trump por US$ 6,8 bilhões retidos em verbas para educação

Pré-candidato baleado na Colômbia mostra resposta 'favorável' a tratamentos