Mundo

Prefeito de Londres acusa Obama de hipocrisia

"Vindo do Tio Sam, é uma hipocrisia exorbitante e ultrajante", escreveu Johnson em sua coluna semanal no Daily Telegraph


	Prefeito de Londres: "Podemos imaginar os americanos submetendo sua democracia ao tipo de regime que temos na UE?"
 (Peter Nicholls / Reuters)

Prefeito de Londres: "Podemos imaginar os americanos submetendo sua democracia ao tipo de regime que temos na UE?" (Peter Nicholls / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2016 às 10h57.

O prefeito de Londres, o eurocético Boris Johnson, acusou o presidente americano, Barack Obama, de hipocrisia, em reação à notícia de que ele viajará ao Reino Unido para defender a permanência do país na União Europeia.

"Vindo do Tio Sam, é uma hipocrisia exorbitante e ultrajante", escreveu Johnson em sua coluna semanal no Daily Telegraph.

"Podemos imaginar os americanos submetendo sua democracia ao tipo de regime que temos na UE?", questionou.

Para Johnson, o Reino Unido é um país "nascido de sua gloriosa recusa em aceitar o controle estrangeiro".

O prefeito de Londres recordou que os Estados Unidos não aceitam nem mesmo que os seus cidadãos sejam sujeitos ao Tribunal Penal Internacional.

O jornal britânico The Independent afirmou que Obama viajará em abril ao Reino Unido para apoiar os adeptos da permanência do país na União Europeia.

A visita aconteceria dois meses antes do referendo de 23 de junho, no qual os britânicos vão votar a favor ou contra a permanência do Reino Unido no bloco.

A viagem de Obama também inclui uma etapa na Alemanha, onde se reunirá com a chanceler Angela Merkel, e visitará a feira de tecnologia de Hannover.

Questionado pela AFP sobre uma possível visita de Obama, um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron se recusou a comentar, dizendo se tratar de "especulação".

Em fevereiro, Barack Obama reafirmou em uma conversa telefônica com Cameron o apoio dos Estados Unidos à permanência do Reino Unido na UE.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEuropaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado