Mundo

Prefeito de Florença vira candidato-surpresa para o governo

Matteo Renzi, de 38 anos, é apontado pelas pesquisas como o político mais popular do país

Líder do Partido Democrático italiano, Pierluigi Bersani, acena ao lado do prefeito de Florença, Matteo Renzi, durante comício político (Max Rossi/Reuters)

Líder do Partido Democrático italiano, Pierluigi Bersani, acena ao lado do prefeito de Florença, Matteo Renzi, durante comício político (Max Rossi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2013 às 12h08.

Roma - O bloco centro-direitista de Silvio Berlusconi sinalizou na terça-feira que cogita apoiar o jovem prefeito centro-esquerdista de Florença para o cargo de primeiro-ministro.

Matteo Renzi, de 38 anos, é apontado pelas pesquisas como o político mais popular do país, mas não era nem cogitado como premiê até a noite de segunda-feira, quando seu nome foi proposto por Matteo Orfini, dirigente do seu Partido Democrático (centro-esquerda).

Uma fonte parlamentar ligada a Berlusconi disse que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), "não é em princípio contra a candidatura de Renzi".

Delegações do PDL e do PD vão se reunir separadamente na terça-feira com o presidente da República, Giorgio Napolitano, para debater propostas sobre a indicação de um premiê para encerrar o impasse causado pela inconclusiva eleição parlamentar de fevereiro.

Resta saber se Napolitano, de 87 anos, seguirá essas indicações, pois há ampla expectativa de que ele irá nomear o ex-premiê Giuliano Amato.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'