Mundo

Prefeito de Bogotá deve ser destituído do cargo

O presidente Juan Manuel Santos possui um prazo de 10 dias para emitir um decreto designando um prefeito interino


	Gustavo Petro, prefeito de Bogotá: o motivo da destituição foi a decisão do prefeito de mudar por decreto o sistema de coleta de lixo na capital colombiana
 (Ignacio Prieto/Divulgação via Reuters)

Gustavo Petro, prefeito de Bogotá: o motivo da destituição foi a decisão do prefeito de mudar por decreto o sistema de coleta de lixo na capital colombiana (Ignacio Prieto/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 08h18.

Bogotá - O Conselho de Estado da Colômbia apresentou uma decisão contrária ao prefeito de Bogotá, Gustavo Petro. Esse era o último recurso que Petro possuía para permanecer no cargo. Agora, o presidente Juan Manuel Santos possui um prazo de 10 dias para emitir um decreto designando um prefeito interino, o qual ele já afirmou que irá fazer.

A única possibilidade de Petro permanecer no cargo é se a Comissão Interamericana de Direitos Humanos conceder as medidas cautelares que solicitou no fim de 2013 para suspender o processo de destituição, mas isso tem que ser feito antes de o presidente colombiano assinar o decreto.

María Claudia Rojas, presidente do Conselho de Estado, informou que a decisão foi tomada com 15 votos favoráveis e 8 contrários.

Ex-senador de 53 anos de idade, Petro militou no grupo guerrilheiro agora pacificado Movimento 19 de Abril (M-19). O imbróglio teve início em dezembro de 2013, quando a procuradoria geral destituiu o prefeito e o proibiu de permanecer na política por 15 anos devido à decisão de mudar por decreto o sistema de coleta de lixo na capital colombiana.

A medida foi considerada pela procuradoria uma falta gravíssima contra o livre empreendimento e a concorrência. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaPolítica

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump