Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Kristin Crowley foi destituída após críticas à resposta da cidade ao fogo que matou 29 pessoas

Os incêndios, que começaram em 7 de janeiro, deslocaram dezenas de milhares de pessoas, mataram ao menos 29 e destruíram centenas de residências (Mario Tama/Getty Images/AFP)

Os incêndios, que começaram em 7 de janeiro, deslocaram dezenas de milhares de pessoas, mataram ao menos 29 e destruíram centenas de residências (Mario Tama/Getty Images/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 20h16.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, anunciou nesta sexta-feira (21) a demissão da chefe do departamento de bombeiros, Kristin Crowley, devido à forma como gerenciou os incêndios florestais que atingiram a cidade em janeiro.

“Agindo no melhor interesse da segurança pública, demiti Kristin Crowley como chefe dos bombeiros”, declarou Bass em comunicado.

A prefeita afirmou que 1.000 bombeiros que poderiam estar de serviço no início dos incêndios foram mandados para casa sob a supervisão de Crowley. Além disso, segundo Bass, a ex-chefe se recusou a apresentar um relatório oficial sobre o desastre, o que impediu uma investigação mais detalhada.

Conflito entre a prefeita e a ex-chefe dos bombeiros

A demissão veio após atritos entre Bass e Crowley, que aumentaram à medida que as chamas devastavam bairros inteiros em Pacific Palisades, um subúrbio de alto padrão em Los Angeles.

Os incêndios, que começaram em 7 de janeiro, deslocaram dezenas de milhares de pessoas, mataram ao menos 29 e destruíram centenas de residências. Na época, Bass estava em um compromisso em Gana, o que gerou críticas por sua ausência.

“Sempre que há uma emergência climática, a chefe me liga diretamente. Ela tem o meu telefone e sabe que pode me chamar a qualquer momento. Isso não aconteceu”, disse Bass.

Crowley, que comandava os bombeiros desde março de 2022, havia criticado cortes orçamentários e falta de água para combater o fogo, mas Bass nega que tenha reduzido os recursos do departamento.

Investigação e novo comando dos bombeiros

Após relatos de que bombeiros encontraram hidrantes vazios durante o combate ao incêndio, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, prometeu uma investigação estadual, enquanto Bass anunciou uma apuração local.

A prefeita nomeou Ronnie Villanueva, veterano aposentado do corpo de bombeiros, como chefe interino e iniciou uma busca nacional por um novo líder, processo que será conduzido diretamente por ela.

Acompanhe tudo sobre:Los AngelesIncêndios

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial