Mundo

Preços ao produtor sobem 0,2% em maio nos EUA

O aumento foi o menor em 10 meses e ficou levemente acima da previsão dos economistas

A previsão de alta era de 0,1% (Alex Wong/Getty Images)

A previsão de alta era de 0,1% (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2011 às 11h16.

Washington - O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em maio, na comparação com abril, em base sazonalmente ajustada, informou hoje o Departamento do Trabalho do país. O aumento foi o menor em 10 meses e ficou levemente acima da previsão dos economistas, que era de 0,1%. Em abril, o PPI havia subido 0,8%.

O núcleo do PPI - que exclui itens voláteis como alimentos e energia e é considerado um indicador de inflação mais confiável - aumentou 0,2% em maio ante abril, em linha com o esperado. Em relação a maio do ano passado, o núcleo do PPI aumentou 2,1%. O índice cheio subiu 7,3% no ano, refletindo os efeitos do avanço dos preços do petróleo.

A desaceleração mensal do PPI foi resultado de uma queda nos custos dos alimentos e de um crescimento menor dos preços da energia. Os preços dos alimentos recuaram 1,4% em maio e os da energia cresceram 1,5%, em comparação com a alta de 2,5% de abril.

Os preços da gasolina subiram 2,7%, correspondendo a três quartos do avanço do PPI. Mas o aumento em abril e março haviam sido bem maiores. Os preços dos automóveis tiveram alta de 0,5%, mas os de caminhões leves diminuíram 0,6%. Os preços das matérias-primas caíram 4,1% em maio ante abril, o maior declínio desde julho de 2009. Os preços intermediários subiram 0,9%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPreços

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação