Mundo

Preços ao consumidor sobem 1,7% na zona do euro

Londres - Os preços ao consumidor nos 16 países que utilizam o euro como moeda subiram no ritmo mais rápido em 20 meses em julho, levando a inflação a ficar em linha com a definição de estabilidade de preços do Banco Central Europeu (BCE). A Eurostat, agência de estatísticas oficial da União Europeia, informou hoje […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Londres - Os preços ao consumidor nos 16 países que utilizam o euro como moeda subiram no ritmo mais rápido em 20 meses em julho, levando a inflação a ficar em linha com a definição de estabilidade de preços do Banco Central Europeu (BCE).

A Eurostat, agência de estatísticas oficial da União Europeia, informou hoje que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 1,7% em julho, ante o mesmo mês do ano passado. O resultado ficou em linha com as estimativas dos analistas. Em junho, o índice de preços ao consumidor avançou 1,4%.

Os números de julho representam o crescimento mais rápido do índice desde novembro de 2008, quando a inflação foi de 2,1%. A alta da taxa de inflação na zona do euro refletiu basicamente uma aceleração dos preços de energia e alimentos, disseram os analistas.

Na Espanha, o índice de preços ao consumidor aumentou 1,9% em julho, em comparação com igual mês de 2009, superando a taxa de 1,5% de junho. Na Alemanha, a inflação foi de 1,2%, ante 0,8% no mês passado. O BCE define a estabilidade de preços como uma taxa de inflação anual pouco abaixo de 2% no médio prazo, ou em 18 a 24 meses. A divulgação completa dos dados da inflação da zona euro de julho está prevista para o dia 16 de agosto. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:EuropaPreçosInflaçãoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoUnião Europeia

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher