Mundo

Preço de energia no SE deve subir com início do período seco

Preços de curto prazo tendem a subir na reigão Sudeste/Centro-Oeste com a chegada do período seco e perspectiva de menores vazões de água para as hidrelétricas


	Hidrelétrica: previsão de vazões foi o principal parâmetro a influenciar no aumento do valor da energia  
 (Divulgação)

Hidrelétrica: previsão de vazões foi o principal parâmetro a influenciar no aumento do valor da energia   (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2013 às 16h33.

São Paulo - Os preços de energia de curto prazo (Preço de Liquidação de Diferenças - PLD) tendem a subir na região Sudeste/Centro-Oeste na próxima semana, com a chegada do período seco e perspectiva de menores vazões de água para as hidrelétricas.

O custo marginal de operação (CMO), base para cálculo do PLD, subiu de 273,94 reais por megawatt-hora (MWh) nesta semana para 337,12 reais por MWh para a próxima semana para a região Sudeste/Centro Oeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.

A previsão de vazões foi o principal parâmetro a influenciar no aumento do valor, segundo informou o ONS no Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO), divulgado no site do ONS.

O PLD para a próxima semana ainda será divulgado nesta sexta-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

"Na próxima semana, a passagem de uma frente fria pela região Sul do Brasil ocasiona chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu e em pontos isolados do rio Paranapanema. Ao atingir a região Sudeste este sistema ocasionará apenas chuvisco no trecho de cabeceira da bacia do rio Tietê", informou o ONS.

"Nas demais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN) permanece o quadro de estiagem, exceto em alguns pontos das bacias dos rios Tocantins e Parnaíba, onde ainda ocorre chuva fraca em pontos isolados", completou o operador.

A geração térmica será mantida em cerca de 14.600 MW médios para a semana de 4 a 10 de maio.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaPreçosServiços

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia