Mundo

Pré-candidato baleado na Colômbia mostra resposta 'favorável' a tratamentos

O senador Miguel Uribe permanece em UTI cinco semanas após atentado sofrido durante comício em Bogotá

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de julho de 2025 às 17h45.

Última atualização em 14 de julho de 2025 às 17h51.

Tudo sobreColômbia
Saiba mais

O senador e pré-candidato à Presidência da Colômbia Miguel Uribe permanece em cuidados intensivos cinco semanas depois de sofrer um atentado brutal, mas demonstra uma "reposta clínica favorável e estável", anunciou a clínica onde está internado nesta segunda-feira, 14.

O senador opositor, de 39 anos, está hospitalizado em um centro médico desde 7 de junho, quando um atirador menor de idade disparou contra sua cabeça durante um comício em Bogotá. As autoridades prenderam cinco pessoas supostamente envolvidas no ataque contra o político do partido de direita Centro Democrático.

Embora continue em cuidados intensivos, sedado e com ventilação mecânica, recentemente Uribe "mostrou uma resposta clínica favorável e estável, evidenciada tanto em recentes imagens de diagnóstico (...) como em sua resposta às intervenções cirúrgicas e médicas", de acordo com um comunicado da unidade hospitalar.

Com dois ferimentos de bala na cabeça e um na perna, o senador fez várias cirurgias.

Segundo a clínica, ele será submetido a um processo de "neurorreabilitação" e permanece sob constante "monitoramento hemodinâmico e neurológico". Seu prognóstico permanece reservado.

— Isto muda tão rápido e é tão difícil que eu nem pergunto o que vai acontecer amanhã — disse sua esposa, María Claudia Tarazona, em uma entrevista transmitida no domingo pelo canal Caracol, a primeira concedida desde o incidente. — Vejo Miguel com vida, seu corpo quente, seu coração batendo, sua respiração (...) e é isso que me mantém todos os dias.

No início de julho, a polícia capturou Elder José Arteaga Hernández, conhecido pelo codinome "El Costeño", considerado pelas autoridades como um dos cérebros logísticos e uma peça-chave para chegar aos mentores do ataque.

Outras quatro pessoas, incluindo o agressor, um adolescente de 15 anos, foram presas e enfrentam acusações de tentativa de homicídio e posse ilegal de armas.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaTiroteiosCrime

Mais de Mundo

França prende mais quatro suspeitos pelo roubo de joias no Louvre

Rússia apoia plano de paz dos EUA, mas Ucrânia reduz proposta

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário