Mundo

Praias do Rio podem ter ondas de até 3 metros

Uma massa de ar frio que está se deslocando da costa sul do país em direção à Região Sudeste provocará a mudança no clima


	Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro: a Marinha recomenda que os banhistas, principalmente os surfistas, evitem o banho de mar durante esse período de ressaca
 (Wikimedia Commons)

Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro: a Marinha recomenda que os banhistas, principalmente os surfistas, evitem o banho de mar durante esse período de ressaca (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 12h26.

Rio de Janeiro - O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu um alerta informando que ondas entre 2,5 e 3 metros de altura podem atingir a orla da capital fluminense das 22h de hoje (2) às 10h de sexta-feira (4). Segundo o órgão, o aumento das ondas ocorre devido à chegada de uma frente fria. A Marinha também informou que o mar deve ficar agitado entre Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador do Serviço Meteorológico da Marinha, tenente Eduardo Peixoto, uma massa de ar frio que está se deslocando da costa sul do país em direção à Região Sudeste provocará a mudança no clima.

"A frente fria vem se aproximando pela costa e, com isso, temos a intensificação dos ventos. Eles permanecem em uma direção constante por muito tempo durante um período prolongado, e em uma intensidade razoável, formando essas ondas maiores, e como a direção do vento é Sudeste, as ondas se propagam nessa direção", explicou Peixoto.

Ele disse ainda que o avanço de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro também pode provocar mudanças nas condições do tempo, com queda de temperatura e aumento gradativo da nebulosidade nas próximas 24 horas, com possibilidade de chuva.

"A partir de hoje, já teremos uma queda nas temperaturas máximas, algo por volta de 37 graus Celsius [ºC]. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 23ºC , 24 Cº, no máximo em 29º C. Esse panorama deve permanecer até sábado. No domingo, com a dissipação da frente fria, o tempo volta a esquentar", disse.

A Marinha recomenda que os banhistas, principalmente os surfistas, evitem o banho de mar durante esse período de ressaca nas praias da cidade. O alerta vale também para pescadores.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasClimaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento