Mundo

PR cria gabinete para atender cidades afetadas por chuva

Operação Verão foi reprogramada para atender prioritariamente as cidades de Morretes e Antonina

A cidade de Morretes decretou ontem estado de calamidade pública por causa dos alagamentos e enxurradas (Alejandro Pagni/AFP)

A cidade de Morretes decretou ontem estado de calamidade pública por causa dos alagamentos e enxurradas (Alejandro Pagni/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2011 às 10h12.

São Paulo - O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou na manhã de ontem a criação de um gabinete de emergência para atender as cidades do litoral do Estado que foram atingidas pelas chuvas e deslizamentos de terras dos últimos dias. Foram criadas três coordenadorias a fim de organizar as operações do governo: Coordenação de Atendimento Humanitário, Coordenação de Construções, Obras e Intervenções e Coordenação da Campanha de Solidariedade.

A Operação Verão, que estava funcionando nas praias e reúne diversos serviços do Estado, como segurança e saúde, foi reprogramada para atender prioritariamente as cidades de Morretes e Antonina. Além disso, o Exército foi colocado em prontidão e poderá auxiliar os municípios paranaenses que sofrem com os estragos provocados pelo excesso de chuvas. A informação foi transmitida pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A cidade de Morretes decretou ontem estado de calamidade pública por causa dos alagamentos e enxurradas, segundo informou a Defesa Civil estadual. No município, 680 pessoas estão desabrigadas (aquelas que perderam tudo e precisam de abrigos públicos) e oito mil estão desalojadas (aquelas que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos).

Em Antonina, duas pessoas morreram em um deslizamento de terra. Os corpos foram encontrados no sábado. Em Morretes, um morador permanece desaparecido. O Corpo de Bombeiros retomou as buscas hoje cedo na esperança de localizar a vítima. De acordo com a Defesa Civil, 23.828 moradores foram afetados, sendo que mais de nove mil tiveram de deixar suas casas nas sete cidades prejudicadas no Paraná.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesParaná

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo