Mundo

Potencial de novo poço de Carcará supera os dos já operantes

A projeção é de que só nos poços da descoberta de Carcará, na Bacia de Santos, a vazão seja de pelo menos 35 mil barris de óleo equivalente por dia (boed)


	Na quarta-feira, a Petrobras divulgou o fim da perfuração de Carcará informando, em nota, que os dados coletados "reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão"
 (REUTERS/Sérgio Moraes)

Na quarta-feira, a Petrobras divulgou o fim da perfuração de Carcará informando, em nota, que os dados coletados "reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão" (REUTERS/Sérgio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 10h46.

Rio de Janeiro- O consórcio detentor do bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, indicou que o potencial de produção na área pode superar o teto de poços do pré-sal já em operação.

A projeção é de que só nos poços da descoberta de Carcará a vazão seja de pelo menos 35 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), segundo o diretor de exploração da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), Sérgio Michelucci.

"Como as condições dos reservatórios Carcará são superiores, a gente imagina que, se confirmadas, esse (35 mil) seria o piso." Os poços em operação no pré-sal, como os do Campo de Lula, têm atingido tal volume no pico de produção, mas mantido média de 20 mil a 25 mil barris diários.

O custo do consórcio - formado por QGEP (10%), Barra Energia (10%), Petrogal Brasil (14%) e Petrobrás (66%) - com a perfuração do poço em Carcará já ultrapassou os US$ 300 milhões, segundo a diretora financeira da QGEP, Paula Costa.

"É um valor acima da média. Num campo pequeno isso mataria a rentabilidade, mas aqui o risco é mitigado por se tratar de um megacampo", disse um analista do setor. Já o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, avalia que é um custo pesado diante da produção sinalizada.

"O volume de 35 mil boed não é ruim, mas não é excepcional como o de campos como Marlim e Roncador (no pós-sal). Além disso, as dificuldades de perfurar em Carcará mostram que operar no pré-sal não é simples como as pessoas fazem parecer."


Quarta-feira, a Petrobrás divulgou o fim da perfuração de Carcará informando, em nota, que os dados coletados "reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão de óleo nos reservatórios perfurados". O consórcio admitiu, entretanto, que por questões operacionais não atingiu a profundidade prevista originalmente, de 7 mil metros, nem executou o primeiro teste de formação a poço revestido (TFR) na área.

Ontem, a QGEP esclareceu que dificuldades encontradas em rochas no primeiro poço reduziram o rendimento da perfuração, que se tornou cada vez mais cara e lenta. A opção foi por realizar o teste em um poço de extensão a Carcará, que começará ser perfurado no segundo semestre de 2013. A previsão é concluir o teste no início de 2014.

"Isso não terá nenhum impacto sobre o cronograma de desenvolvimento do bloco BM-S-8", afirmou Michelucci. O desenvolvimento de Carcará prevê a perfuração de poços produtores ao longo dde 2016/2017, pelas sondas Grumari e Bracuhy. O primeiro óleo está previsto para 2018, produzido pela plataforma (FPSO) P-73.

O executivo informou que a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) deve avaliar em cerca de 60 dias o pedido de extensão do prazo do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Bem-Te-Vi, onde está Carcará, que venceria ao fim de 2012. Ele classificou o procedimento de "padrão" e com grandes chances de aprovação no curto prazo. 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado