O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse na segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington, D.C., com uma programação que se estenderá de sábado, 18, até terça-feira, 21.
No sábado, Trump participará de uma recepção e jantar em seu campo de golfe em Sterling, nos arredores de Washington, seguido por uma queima de fogos em sua homenagem.
No domingo, 19, o republicano visitará o Cemitério Nacional de Arlington, com mais uma exibição de fogos de artifício para marcar o evento.
A cerimônia principal ocorrerá na segunda-feira, 20. A programação começa pela manhã com uma missa na Igreja de São João, seguida de um encontro na Casa Branca com o presidente em fim de mandato, Joe Biden. Ao meio-dia, Trump fará o juramento presidencial nos degraus do Capitólio, assumindo oficialmente o cargo de presidente dos EUA.
Após a posse, Trump assinará seus primeiros decretos presidenciais e participará de um almoço no Congresso. Durante a tarde, ele liderará um desfile pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca. À noite, Trump comparecerá a três bailes inaugurais para celebrar o início de seu novo mandato.
Quem vai cantar na posse de Trump
O grupo Village People, famoso pelo hit "Y.M.C.A.", e a cantora country Carrie Underwood estão confirmados para se apresentar durante os eventos inaugurais.
Esquema de segurança
Cerca de 25 mil agentes da Guarda Nacional e militares serão mobilizados para garantir a segurança da posse. O esquema inclui medidas contra possíveis ameaças de "lobos solitários".
Quem estará na posse de Trump
Alguns líderes mundiais foram convidados para a cerimônia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a posse de Donald Trump. O governo brasileiro será representado no evento pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro manifestou interesse em participar e aguarda autorização judicial para viajar aos EUA. Entretanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou a ida de Bolsonaro, alegando uma eventual fuga do ex-mandatário.
Idade de Trump
Donald Trump será o presidente mais velho a tomar posse nos EUA, aos 78 anos e 7 meses, superando Joe Biden, que tinha 78 anos e 2 meses ao assumir o cargo em 2021.
Impacto na economia global
A expectativa em torno da posse de Trump tem movimentado os mercados financeiros, incluindo o setor de criptomoedas. O bitcoin, por exemplo, se aproxima da marca de US$ 100 mil, impulsionado pelo otimismo dos investidores.
-
1/17
O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden posam ao lado do presidente eleito Donald Trump e Melania Trump ao chegarem à Casa Branca em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025, antes de partirem para o Capitólio dos EUA, onde Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)
(O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden posam ao lado do presidente eleito Donald Trump e Melania Trump ao chegarem à Casa Branca em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025, antes de partirem para o Capitólio dos EUA, onde Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP))
-
2/17
Donald Trump chegando à Casa Branca recebido por Joe Biden
(Donald Trump chegando à Casa Branca recebido por Joe Biden)
-
3/17
Donald Trump e Melania Trump em cerimônia religiosa de posse
(Donald Trump e Melania Trump em cerimônia religiosa de posse)
-
4/17
Donald Trump e Melania Trump cerimônia religiosa de posse
(Donald Trump e Melania Trump cerimônia religiosa de posse)
-
5/17
O presidente Joe Biden e sua vice Kamala Harris se preparam para cumprimentar o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca em Washington
(O presidente Joe Biden e sua vice Kamala Harris se preparam para cumprimentar o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca em Washington)
-
6/17
Donald Trump ao lado de sua esposa no seu juramento
(Donald Trump ao lado de sua esposa no seu juramento)
-
7/17
JD Vance é empossado como vice-presidente pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh enquanto Usha Vance segura a Bíblia durante a 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025. (Foto de Morry Gash / POOL / AFP)
(JD Vance é empossado como vice-presidente pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh enquanto Usha Vance segura a Bíblia durante a 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025)
-
8/17
WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: (E-D) Priscilla Chan, Meta e CEO do Facebook Mark Zuckerberg, e Lauren Sánchez comparecem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Chip Somodevilla/Getty Images)
(Priscilla Chan, Meta e CEO do Facebook Mark Zuckerberg, e Lauren Sánchez comparecem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC)
-
9/17
(E-D) O CEO do Google, Sundar Pichai, fala com o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, quando eles chegam para a cerimônia de posse antes de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025
(O CEO do Google, Sundar Pichai, fala com o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, quando eles chegam para a cerimônia de posse antes de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025)
-
10/17
Convidados, incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk, chegam antes da 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
(Convidados, incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk, chegam antes da 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025)
-
11/17
Donald Trump em seu discurso de posse
(Donald Trump em seu discurso de posse)
-
12/17
Joe Biden aperta a mão de Donald Trump em sua posse
(Joe Biden aperta a mão de Donald Trump em sua posse)
-
13/17
Congresso dos EUA, decorado para a cerimônia de posse
(Congresso dos EUA, decorado para a cerimônia de posse)
-
14/17
Congresso dos EUA, em Washington, que terá frio severo no dia da posse
(Congresso dos EUA, em Washington, que terá frio severo no dia da posse)
-
15/17
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a cerimônia de posse de Donald Trump
(O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a cerimônia de posse de Donald Trump)
-
16/17
George W. Bush chega para a cerimônia de posse de Donald Trump
(George W. Bush chega para a cerimônia de posse de Donald Trump)
-
17/17
Donald Trump e Joe Biden no juramento de posse do presidente eleito
(Donald Trump e Joe Biden no juramento de posse do presidente eleito)