Mundo

Português Guterres segue líder em disputa para chefiar ONU

O conselho de 15 membros votou para cada um dos 10 candidatos restantes, e as escolhas eram: apoia, não apoia ou sem opinião


	António Guterres: Guterres recebeu 11 'apoia', três 'não apoia' e um sem opinião, segundo diplomatas
 (REUTERS/Denis Balibouse)

António Guterres: Guterres recebeu 11 'apoia', três 'não apoia' e um sem opinião, segundo diplomatas (REUTERS/Denis Balibouse)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2016 às 20h53.

Nações Unidas - O ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres continua liderando a corrida para se tornar o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas depois de uma terceira votação secreta no Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira, disseram diplomatas.

O conselho de 15 membros votou para cada um dos 10 candidatos restantes, e as escolhas eram: apoia, não apoia ou sem opinião. Guterres recebeu 11 'apoia', três 'não apoia' e um sem opinião, segundo diplomatas.

O Conselho de Segurança vai realizar votações secretas até que um consenso seja alcançado sobre um candidato para substituir o sul-coreano Ban Ki-moon, que deixa o comando da ONU no final de 2016, depois de cumprir dois mandatos de cinco anos.

Guterres, que foi primeiro-ministro de Portugal de 1995 a 2002 e serviu como Alto Comissário para Refugiados das Nações Unidas de junho de 2005 a dezembro de 2015, também ganhou as duas primeiras rodadas de votações secretas realizadas pelo Conselho de Segurança.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUEuropaONUPiigsPortugal

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto