Mundo

Portugal evidencia "estreita relação" com Venezuela

O presidente de Portugal também fez uma referência expressa à família de Hugo Chávez, à qual transmitiu seu pesar pela perda do líder venezuelano


	Aníbal Cavaco Silva, presidente de Portugal: Cavaco Silva expressou seus pêsames ao povo da Venezuela, e lembrou a "grande comunidade" portuguesa que vive em Caracas.

Aníbal Cavaco Silva, presidente de Portugal: Cavaco Silva expressou seus pêsames ao povo da Venezuela, e lembrou a "grande comunidade" portuguesa que vive em Caracas.

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 15h55.

Lisboa - O chefe de Estado de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, enviou nesta quarta-feira suas condolências pelo falecimento de Hugo Chávez e destacou as "estreitas relações" entre ambos países.

Em comunicado divulgado hoje, Cavaco Silva expressou seus pêsames ao povo da Venezuela, tanto em seu nome como no dos demais portugueses, e lembrou a "grande comunidade" portuguesa que vive em Caracas.

O presidente de Portugal também fez uma referência expressa à família de Hugo Chávez, à qual transmitiu seu pesar pela perda do líder venezuelano, que morreu ontem aos 58 anos de idade vítima de um câncer.

Estas condolências se juntam às expressadas pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, em carta dirigida ao vice-presidente Nicolás Maduro, e na qual destacou o papel desempenhado pelo Chávez no aprofundamento das relações entre os países.

O ministro das Relações Exteriores português, Paulo Portas, também manifestou suas condolências, se referindo a Chávez como um "amigo de Portugal".

Além da melhoria registrada na última década nas trocas comerciais entre ambos países, Portugal e Venezuela mantêm uma estreita relação pela numerosa comunidade portuguesa que reside no país, que ronda as 120 mil pessoas, a maioria delas procedentes do arquipélago da Madeira. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaHugo ChávezPiigsPolíticosPortugalVenezuela

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido