Mundo

Portugal amplia doses de reforço com aumento de casos de covid-19

O número de casos no país atingiu uma máxima diária em quatro meses de 3.773 nesta quarta-feira. As mortes, no entanto, permanecem muito abaixo dos níveis de janeiro

 (Horacio Villalobos/Getty Images)

(Horacio Villalobos/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 17h00.

Portugal, um dos países mais vacinados contra a Covid-19 do mundo, oferecerá doses de reforço da vacina contra o coronavírus a um quarto de sua população até o final de janeiro, informou o secretário da Saúde nesta quarta-feira, enquanto as autoridades tentam conter um recente surto de infecções.

O número de casos em Portugal atingiu uma máxima diária em quatro meses de 3.773 nesta quarta-feira. As mortes, no entanto, permanecem muito abaixo dos níveis de janeiro, quando o país enfrentou sua batalha mais dura contra a Covid-19, e a taxa de infecção é muito menor do que na maior parte da Europa Ocidental.

Cerca de 87% da população portuguesa de pouco mais de 10 milhões está totalmente imunizada e a implementação rápida da vacinação no país tem sido amplamente elogiada. Isso permitiu que Portugal suspendesse a maioria das restrições que adotou para conter a pandemia.

Mas, conforme outra onda se espalha por toda a Europa, o governo está se preparando para anunciar na quinta-feira novas regras para conter a propagação do coronavírus no período que antecede a temporada de fim de ano.

O primeiro-ministro, António Costa, disse na semana passada que o governo dificilmente imporá novamente um lockdown e que as medidas terão como objetivo "perturbar o menos possível a vida das pessoas".

Mais de 850 mil pessoas já receberam a dose de reforço. O secretário da Saúde, António Sales, disse em coletiva de imprensa que 2,5 milhões receberiam a dose adicional até o final de janeiro para enfrentar a "tempestade pandêmica que ainda não passou".

Pessoas com 50 anos ou mais que foram imunizadas com a vacina de dose única da Johnson & Johnson estão entre os indivíduos que receberão a dose de reforço, acrescentou Sales.

Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaPortugalvacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia