Mundo

Porto Rico declara emergência de saúde para combater o zika

O primeiro caso de zika na ilha foi confirmado em dezembro do ano passado e até o momento já aconteceram 22 casos


	Zika: Porto Rico vai se fixar em como se está administrando o combate deste vírus em outros países mais afetados
 (Alvin Baez / Reuters)

Zika: Porto Rico vai se fixar em como se está administrando o combate deste vírus em outros países mais afetados (Alvin Baez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 13h56.

San Juan - Porto Rico declarou nesta sexta-feira emergência de saúde pública vinculada ao vírus do Zika, do qual já foram confirmados 22 casos na ilha, entre eles o de uma mulher grávida e o de um homem que foi diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barre.

"Hoje assinei uma ordem executiva para decretar uma emergência de saúde pública por causa do vírus do zika, de modo que a Agência Estatal para Manejo de Emergências e Administração de Desastres vai liderar os esforços das diferentes agências para combatê-lo", anunciou o governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla.

O primeiro caso de zika na ilha foi confirmado em dezembro do ano passado e até o momento já aconteceram 22 casos, disse Padilla em entrevista coletiva.

Ele disse que Porto Rico vai se fixar em como se está administrando o combate deste vírus em outros países mais afetados, como Brasil e Colômbia.

O governo porto-riquenho também contará com a ajuda do setor privado e foi disponibilizado o número de telefone 311 para obter informação, assim como para denunciar a existência de criadouros de mosquitos, responsáveis pela transmissão do zika, assim como da dengue e da chicungunha.

"O vírus do zika é transmitido igual que o da dengue e é tão difícil de prever como o da dengue, por isso que é necessária a atenção da população. Se todas as gestões do governo forem feitas de forma perfeita, mas se os cidadãos e o setor privado não fizer sua parte, não atingiremos o objetivo", advertiu Padilla.

Acompanhe tudo sobre:América CentralDoençasEpidemiasZika

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado