Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

Desde o início de dezembro, os cais do Porto de Yangshan têm operado em ritmo intenso, com navios frequentemente aguardando em fila para acessar as vagas disponíveis

Porto de Yangshan, em Xangai, China (Aly Song/File Photo/Reuters)

Porto de Yangshan, em Xangai, China (Aly Song/File Photo/Reuters)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 12h34.

No dia 22 de dezembro, o Porto de Xangai alcançou um marco histórico ao atingir 50 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés) movimentados em 2024, tornando-se o primeiro porto de contêineres no mundo a alcançar esse volume anual.

Às 7h30 do mesmo dia, 14 navios de carga de grande porte estavam simultaneamente atracados no Porto de Yangshan, com todos os cais operando a plena capacidade para atender ao comércio interno e externo.

Desde o início de dezembro, os cais do Porto de Yangshan têm operado em ritmo intenso, com navios frequentemente aguardando em fila para acessar as vagas disponíveis.

A dinâmica é marcada por uma rotatividade constante: os navios que deixam o cais são imediatamente substituídos por outros aguardando na fila.

Wei Rongchun, vice-capitão da equipe de serviço nº 1 da Estação de Fronteira de Yangshan, informou que, desde o início de dezembro, o número médio diário de inspeções de navios de navegação internacional aumentou para 27 viagens, um crescimento de 4,3% em relação ao mês anterior.

Esse aumento na movimentação é atribuído, em parte, ao impacto combinado dos tufões de outono e das frentes de ar frio, que causaram o adiamento de algumas atracações originalmente previstas para novembro.

A expectativa é de que o estado de alta atividade se mantenha até o final do ano, reforçando o papel estratégico do Porto de Xangai como um dos principais hubs logísticos globais.

Dados recentes revelam que, em 2024, o Porto de Xangai consolidou ainda mais sua posição como principal hub logístico global, com a operação de quase 350 rotas internacionais de navios de carga, conectando o porto a mais de 700 portos em mais de 200 países e regiões ao redor do mundo. Esse número representa um aumento de mais de 30 novas rotas em comparação ao ano passado.

O crescimento no número de rotas exigiu investimentos significativos em capacidade por parte das empresas de navegação, o que, por sua vez, impulsionou o aumento do tráfego de navios no Porto de Xangai.

De acordo com estatísticas fornecidas pela Estação de Fronteira de Yangshan, o número acumulado de navios de navegação internacional que entraram e saíram do porto e foram inspecionados pela estação em 2024 ultrapassou 9.860 viagens, registrando um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:ChinaXangaiPortos

Mais de Mundo

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados